''O papel do osteopata é facilitar o processo de autocura do corpo.''
Andrew Taylor Still
Andrew Taylor Still (6-8-1828, Virginia, E.U.A.— 12-12-1917, Kirksville, Missouri, E.U.A.) foi o fundador da medicina osteopática. Começou como médico e cirurgião, mas depois de perder a esposa e quatro filhos, passou a questionar as práticas da medicina tradicional. A. Still concluiu que medicamentos, cirurgias e outras práticas da medicina muitas vezes causavam mais danos do que benefícios. Portanto, A. Still foi à procura de novos e melhores métodos de tratamento.
Still descobriu que ao manipular o sistema músculo-esquelético, para que este ficasse devidamente alinhado, levaria a uma boa saúde, enquanto um sistema desalinhado resultaria em problemas de saúde e, em último caso, em doenças. Ossos, músculos e articulações podem ser manipulados e ajustados para melhorar a saúde do paciente, melhorando a circulação para que o corpo tenha a capacidade de se curar, sem o uso de medicamentos.
A. T. Still foi o fundador da primeira Universidade de Medicina Osteopática, the American School of Osteopathy (agora A.T. Still University), em Kirksville, Missouri.
Os fundadores da Osteopatia Equina são Janek Vluggen e Pascal Evrard, ambos começaram como Osteopatas Humanos.
Como ambos eram apaixonados por cavalos, traduziram e adaptaram as técnicas osteopáticas da Osteopatia Humana adaptando às necessidades especificas dos equinos.
Depois de desenvolver as técnicas para o cavalo, Janek Vluggen fundou o the Vluggen Institute para divulgar os seus conhecimentos.
" Ensinando mãos e abrindo mentes, um aluno de cada vez."
Janek Vluggen, D.O. MRO. EDO®